Saudável

A Cecina de León IGP possui inúmeras vantagens enquanto “produto saudável” sendo, portanto, considerada uma das salgas mais autênticas e saborosas do nosso território nacional devido ao seu bouquet, aroma, textura, suculência e sensação percebida na boca quando se saboreia.

Além disso, trata-se de uma carne de sabor característico, pouco salgada, de consistência pouco fibrosa e com um elevado conteúdo de ácido oleico. O efeito resultante da defumação adiciona ao processo de maturação um aroma característico, apoiando o conjunto de sabores.

A etiquetagem nutricional responde à necessidade de oferecer informação suficiente aos consumidores para que possam escolher, com os maiores critérios de selecção possíveis, os alimentos que mais de adequam às suas necessidades. A etiquetagem nutricional mostra, portanto, a informação que consta na etiqueta de um alimento, relativamente ao seu valor energético e ao seu conteúdo numa série de nutrientes.

A partir de diferentes amostras de Cecina de vaca, o Instituto Agrario de Castilla y León realizou um estudo do qual se obteve o resultado, expresso em matéria fresca (m.f.), que se indicada de seguida:

CECINA DE LEON IGP:

Gordura 8,9% (m.f.)
Proteína 44,7% (m.f.)
H.C. Totais 0,38% Glicose

Com todos estes dados determinou-se a informação nutricional por 100 gr. de produto, obtendo-se os seguintes resultados:

Calorias 314 Kcal
Proteína 37,20 gr
Gordura 18,10 gr.
H.C. 0,6 gr.
IFS CALICER IGP Halal Tierra de Sabor Asociacin Artesanos Alimentarios