Rotas e Gastronomia

São vários os documentos que, desde o passado, fazem referência à Cecina de vaca, chegando até aos nossos dias com referências de um alimento artesanal e com uma clara vocação de futuro.
Conhecer e saborear. Fazer uma pausa para apreciar o aroma, sabor e bouquet deste tesouro gastronómico.
 
PERCA-SE EM BABIA (LEÓN)...



“Estar em Babia, é estar longe” (da expressão coloquial “Estar en babia”, que significa “Estar com a cabeça na lua”) e embora a origem desta expressão tivesse de ser procurada numa balbuciante onomatopeia, muitas são as vezes que se estabeleceu a inverosímil relação entre esta locução e o topónimo da região babiana. Seja isto certo ou não, o que é indiscutível é a beleza dos pastos sempre verdes e dos penhascos escarpados de calcário que formam as paisagens naturais desta terra de criação de gado, recentemente declarada Reserva da Biosfera, que convidam à contemplação serena, ao contacto com a natureza e, simplesmente, a estar em Babia (com maiúscula).

ROTAS DE CAMINHADA

Babia possui uma envolvente natural com grandes possibilidades, uma natureza que reúne cumes elevados, lagos e lagoas de montanha, assim como vales grandes e verdejantes. Neste marco privilegiado a prática da caminhada é, sem dúvida, uma das primeiras opções que devem ser contempladas por todos aqueles que querem conhecer a cultura, a natureza, os costumes e, finalmente, o estilo de vida de um território que recebe o visitante de portas abertas.

ROTAS:
1. Lagoa de las Verdes
2. O modelado Glaciar
3. La cueta
4. As Fontes del Sil
5. Área envolvente e alta montanha de Ubiña

PONTOS DE INTERESSE:
1. Ponte de las Palomas
2. Lagoa do Lago de Babia
3. Santuário de Carrasconte
4. Riolago de Babia
5. Os Celeiros de Torrestío

 
 
IFS CALICER IGP Halal Tierra de Sabor Asociacin Artesanos Alimentarios