- Inicio
- De interés
- Rutas y gastronomía
- Volver
Rutas y gastronomía
Son varios los documentos que aluden desde el pasado a la cecina de vacuno, llegando hasta nuestro presente con resonancias de un alimento artesano y con una clara vocación de futuro.
Conocer y saborear. Hacer un alto para apreciar el aroma, sabor y BOUQUET de este tesoro gastronómico.
OUTRAS ROTAS DE INTERESSE NA PROVÍNCIA...
BIERZO MONUMENTAL
1. IGREJA DE PEÑALBA
A igreja de Santiago de Peñalba, jóia da arte moçárabe é, sem dúvida, o que resta de um antigo mosteiro fundado por San Genadio no século X. Declarado Conjunto Histórico Artístico Nacional, destaca-se principalmente: o telhado, os absides e as capelas laterais. Na parte Norte existe um túmulo, do século XII. No interior destacam-se as imagens de San Genadio, Santiago, San Andrés e San Miguel, do século XVI, obras provavelmente de Nicolás de Brujas e Lucas Formente.
2. SANTO TOMAS DE LAS OLLAS.
Na localidade de Santo Tomás de las Ollas encontra-se uma bonita igreja moçárabe do século X. O esplêndido abside da igreja consiste em nove arcos em forma de ferradura.
3. BASÍLICA DE LA ENCINA.
Diz a tradição que a Virgen de la Encina foi encontrada pelos templários no buraco de uma azinheira. Desde então, é o centro das devoções da cidade e foi convertida em padroeira de todo o Bierzo. A Virgen de la Encina é do século XVI e encontra-se numa luxuosa câmara.
4. AS MÉDULAS
Declaradas património da humanidade em 1997, são o resultado da engenharia romana e do esforço dos povoadores do Bierzo, que nos séculos I e II da nossa Era colocaram em andamento a exploração mineira de ouro mais importante da Península.
Dos diversos sistemas utilizados pelos romanos para extrair o ouro, o utilizado aqui foi o mais devastador e espectacular, o chamado "ruina montium". Este sistema de exploração consistia em destroçar, literalmente, a montanha através da água para posteriormente extrair o ouro existente das argilas.
Na zona envolvente da exploração deve visitar-se o Castrelín de San Juan de Paluezas, o castro de Borrenes, os estabelecimentos metalúrgicos de Orellán e Yeres, ou a vila romana de Pedreiras onde se fundiam as ferramentas de ferro usadas na exploração mineira.
5. MOLINASECA
O seu nascimento está estreitamente relacionado com a Rota Jacobea. A partir do século XII, a localidade vive um grande desenvolvimento. A La Calle Real é a espinha dorsal da povoação. Atravessamos o rio Meruelo através de uma belíssima ponte de pedra de origem medieval que sofreu algumas modificações. As suas casas têm, em muitos casos, brasões, o que demonstra o seu importante passado.