Rutas y gastronomía

Son varios los documentos que aluden desde el pasado a la cecina de vacuno, llegando hasta nuestro presente con resonancias de un alimento artesano y con una clara vocación de futuro.
Conocer y saborear. Hacer un alto para apreciar el aroma, sabor y BOUQUET de este tesoro gastronómico.
 
Gastronomia da Cecina de León. COZIDO MARAGATO



O Cozido Maragato caracteriza-se pela qualidade dos ingredientes e por uma preparação tradicional. É feito artesanalmente, com muito amor e carinho e, como manda a tradição, come-se ao contrário.


Existem muitas versões sobre o porquê de se comer assim, mas os verdadeiros maragatos começaram a comer o cozido pela sua parte mais saborosa, a carne, para que, se sobrasse alguma coisa, que fosse a sopa.


Em Castrillo de los Polvazares, aldeia típica maragata, corria uma tradição que dizia: Num dia de ataque, os marechais de Napoleão, quando tinham em Castrillo o seu Quartel Geral da localidade de Astorga, decidiram comer um cozido. Como a batalha já tinha começado mas ele queriam comer, pelo menos, o melhor que aquele prato oferecia, começaram a comê-lo pela parte mais saborosa, as carnes. Contudo, como a batalha se prolongou, tiveram tempo de chegar também à sopa.


Existe uma versão sobre a origem deste costume invertido e há quem diga que quem o pôs na moda foram os arrieiros, por terem de comer em andamento numa panela de barro. Contudo, esta parece ser mais uma fórmula lógica de refeição camponesa feita no campo de cultivo (se começassem pela sopa, esvaziando o caldo quente da panela, quando chegassem às carnes estariam completamente frias).
Primeiro devem comer-se as carnes: chouriço, toucinho, frango, perna, orelha e faceira de porco, morcela, presunto e enchidos.


Depois continua-se com o grão e a couve, sempre produtos da zona e, para terminar, uma sopa rica de aletria com a essência do cozinhado dos ingredientes anteriores.

Para acompanhar, recomenda-se um bom vinho da região: um Bierzo ou um Tierras de León.


Como sobremesa típica, natas batidas ou a opção de um flan de ovo, este último sempre acompanhado por um bom café de cafeteira.


Restaurantes:


o Casa Pepa (Santa Colomba de Somoza)

o Casa Juan Andrés. (Castrillo de los Polvazares)

o Casa Lucinio. (Santiagomillas)

o Mesón Maragato. (Val de San Lorenzo)
 
 
IFS CALICER IGP Halal Tierra de Sabor Asociacin Artesanos Alimentarios

FONDO EUROPEO DE DESARROLLO REGIONAL